Quando comecei a me interessar por esse mundo do Reino Fungi achava que tudo que “brotava” do solo era chamado de cogumelo. Porém a nomenclatura cogumelo na verdade designa tipos específicos de fungos. Depois comecei a ver que o termo “macrofungo” também é muito utilizado, o que gerou mais confusão ainda.
Então afinal, qual é a diferença entre cogumelos, fungos e macrofungos?
Fungos
Fungos são todos os organismos que pertencem ao reino Fungi (como leveduras, bolores, fermentos, cogumelos, entre outros). Os fungos não são plantas, animais ou bactérias, por isso são classificados em um reino separado.
Algumas das características que classificam um fungo são o fato de que eles são formados por células que se unem, formando filamentos chamados hifas. Essas hifas, por sua vez, formam como se fossem as “raízes” do fungo, chamado de micélio, que possibilita a sustentação e absorção de nutrientes.
Outra característica é que os fungos se reproduzem através de esporos, que são células microscópicas (muitas vezes invisível a olho nu) que são como se fossem as “sementes” dos fungos, ou seja, que possibilitam o desenvolvimento de um novo organismo.
Estes esporos se formam no corpo de frutificação dos fungos, que são as estruturas que vemos acima da superfície do solo, e assim desempenham uma função semelhante aos frutos.
Cogumelos
Os cogumelos são os corpos de frutificação (ou seja, a estrutura de reprodução) de certos fungos pertencentes aos filos Ascomycota e Basidiomycota. Portanto, todos os cogumelos são partes de fungos mas nem todos os fungos formam cogumelos.
Eles podem aparecer em uma enorme variedade de formatos, cores e tamanhos. Porém a maioria dos cogumelos possui como característica a presença de um chapéu e uma base (estipe). São os mais conhecidos e clássicos fungos presentes no nosso imaginário, como o Amanita muscaria (cogumelo do Mário) e usados na culinária, como o Porcini (Boletus edulis).
Macrofungos
Se chamam macrofungos toda espécie de fungo que produz corpos de frutificação visíveis a olho nu, podendo ser cogumelos ou outros tipos de fungos visíveis como os orelhas-de-pau (Auricularia sp., Pycnoporus sanguineus, etc) ou estrelas da terra (Geastrum sp.). Parece então que esse é seria o termo mais adequado para se referir a tudo que é fungo o qual conseguimos enxergar o corpo frutífero.
Porém, no senso comum sabemos que em geral as pessoas chamam a maioria dos corpos frutíferos visíveis de qualquer fungo como cogumelo mesmo, principalmente quando estes são comestíveis. Se tornou o termo mais conhecido e comum, sem contar que o termo “fungo” muitas vezes tem uma conotação negativa, sendo mais relacionado a mofo e bolores.
Então essas são apenas definições bem básicas para entender a diferença entre estes termos, que as vezes podem ser confusos para quem não é biólogo (a), como eu, rs.