A primeira vez que encontramos este simpático e lindo cogumelinho com um chapéu vermelho estávamos caminhando na estrada da Carapina em direção ao centro – cerca 8km de uma grande subida, de 600m de altitude até cerca de 900m até chegarmos em casa.
Nesse percurso acabamos topando com este Leratiomyces ceres na beira da estrada. Tão perfeitinho, chamou a atenção pela cor na hora.
Esse cogumelo é popularmente conhecido como “Chapeuzinho Vermelho”, ou também pelos nomes comuns em inglês “Redlead roundhead” e “Chip Cherry”.
Estava sozinho, mas li que é comum crescer em grupos. Encontrado crescendo sobre serrapilheira (solo) ou em madeira, tem cerca de 5 cm de altura e de diâmetro do chapéu. Seu himenóforo (parte de baixo do chapéu) tem uma coloração acinzentada, no início quase branca mas que vai ficando bem escura conforme o amadurecimento.
Pesquisando pela internet essa espécie parece ser bem comum em vários países, porém por aqui não é tão comum, encontrei poucas vezes.
Outro encontro foi quando aparecerem no quintal de casa, depois das enormes e catastróficas chuvas do final de abril/início de maio aqui no Rio Grande do Sul. Foi uma bela surpresa! Tinham 2 bem perto da minha horta, e depois vi mais uns 4 atrás da cerca dos fundos, já no terreno do vizinho. Desses infelizmente não consegui tirar foto através da cerca, rs.
⚠ Achei informações de que esse cogumelo não é comestível, e pode causar desconforto estomacal se ingerido.
📸 Registros feitos em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul.